A Educação on line
MARIA APARECIDA DOS SANTOS/PED/UAB 3
UAB/UnB/Faculdade de Educação curso de pedagogia;
“O campo de atuação dos profissionais da educação é cada vez mais amplo e desafiador e esta em continuo processo de evolução”, pois o saber é construído em conjunto pelo educador e educando, a construção de uma sociedade igualitária é baseada no principio da igualdade social, igualdade esta alcançada pelas oportunidades de educação, pois a educação transforma o homem, pois segundo Foucault “quem detém o saber tem o poder”
O modelo de educação que conhecemos atualmente passou por várias transformações desde o século XVI até hoje, e nesse processo continuo de evolução da educação, a educação on line ocupa um lugar de destaque neste século XXI, sendo assim é necessário que os diferentes cursos à distância sejam elaborados por pessoas competentes e capacitadas para tal ação, com didáticas pré-estabelecidas, sendo estas diferenciadas e dinâmicas, favorecendo o aprendizado do aluno. Neste sentido, Brzezinski, (apud Libâneo, 1998:32) assim assinala:
Presente em novas realidades econômicas e sociais, especialmente os avanços tecnológicos na comunicação e informação, novos sistemas produtivos e novos paradigmas do conhecimento, impõem-se novas exigências sobre a qualidade da educação e, por conseqüência, sobre a formação dos educadores.
“Visto que a presença das tecnologias nos mais diversos setores da sociedade contemporânea, é irreversível, orientar os professores para uso das novas tecnologias de informação e de comunicação como tecnologias interativas em projetos pedagógicos tanto no seu desenvolvimento contínuo quanto na sua prática pedagógica se faz urgente. A urgência se deve não apenas no sentido de preparar os indivíduos para usá-las, mas principalmente, para prepará-los como leitores críticos e escritores conscientes das mídias que servem de suporte a essas tecnologias”.
A educação online é um modelo de ensino/aprendizagem que facilita o desenvolvimento do Brasil e de toda a sociedade, à medida que promove uma educação de qualidade, promovendo a inclusão de jovens e adultos que antes não tinham a oportunidade de estudar seja por vários fatores, apesar de ser uma modalidade de ensino importante para o desenvolvimento da sociedade em um todo “Esses cursos precisam de um aluno maduro, auto-suficiente e automotivado”. “Normalmente dão mais certo com profissionais que já estão atuando no mercado e que querem evoluir na carreira ou que são pressionados pela empresa para atualização constante”
As novas tecnologias têm grande contribuição no desenvolvimento do Brasil, tanto no âmbito educacional quanto no político, econômico, pessoal, etc.”Estamos entrando em uma fase de grande desenvolvimento da educação pela internet, tanto nas corporações como nas universidades e faculdades, os cursos serão mais variados pedagogicamente e com mais recursos tecnológicos.”
A Televisão é um aparelho tecnológico importante nesta metodologia de ensino, e poderia trazer grandes benefícios a toda sociedade se fosse usada de forma a popularizar a educação. Pois sendo um aparelho tecnológico de massa e fácil de manusear tem um preço acessível a toda sociedade.
Moran (2005) defende a idéia de trabalho educacional interativo, ou seja, presencial e virtual, e que garanta uma aprendizagem de qualidade e significativa, onde haja uma integração do humano e do tecnológico; do racional, sensorial, emocional e do ético, onde será possível a interação da escola, do trabalho e da vida. A facilidade de uso da internet e a sua capacidade para comunicação e distribuição de conteúdos promovem a facilidade deste sistema de educação. Desta forma, o e-learning aumentou as possibilidades de difusão do conhecimento e da informação para os alunos e tornou-se uma forma de democratizar o saber para as camadas da população com acesso às novas tecnologias, permitindo que o conhecimento esteja disponível a qualquer hora e em qualquer lugar. Pois a educação através desta tecnologia pode chegar aos lugares mais longínquos através dos meios de comunicação, facilitando a vida do homem na sociedade contemporânea.
“Existem dois meios distintos de ensinar através do e-Learning: Síncrono e Assíncrono. Síncrono é quando professor e aluno estão em aula ao mesmo tempo. Exemplos de recursos síncronos: Telefone, Chat, Vídeo-conferência, Web conferência. Dentre outros, já no e-Learning Assíncrono, professor e alunos não estão em aula ao mesmo tempo. Exemplos de recursos assíncronos: e-mail e fórum. No e-Learning corporativo, muitos projetos não tem professor, são o auto-treinamento na sua essência. O aluno inscreve-se quando quiser, participa quando quiser e termina quando quiser. A grande diferença no assíncrono é que o tempo é “elástico” – o oposto de rígido, no síncrono – e cada aluno pode fazer o curso em seu tempo, hora, velocidade. Pode pensar estudar e pesquisar antes de escrever sua atividade. Cada aluno poderá ter seu tempo de aprendizagem.
Os fóruns de discussão são uma possibilidade de interação pedagógica no ambiente de aprendizagem virtual à medida que promove o enriquecimento do conhecimento dos assuntos propostos. Através dos fóruns aprendemos a ver com um novo olhar as temáticas apresentadas, através da visão do outro mudamos nosso ponto de vista e aumentamos nossos conhecimentos em uma aprendizagem mais tranquila e interativa, passamos de “aluno individual para incorporar o conceito de aprendizagem colaborativa, de que aprendemos também juntos, de que participamos de e contribuímos para uma inteligência cada vez mais coletiva.”
“O professor do futuro nesse contexto, será uma profissional que terá multitarefa, poderá orientar muitos grupos de alunos e até alguns individualmente, em instituições variadas e em lugares diferentes, tudo isso ao mesmo tempo. Seu trabalho não será de exclusividade a uma instituição. Assim, também dará consultoria a empresas, realizará treinamentos e capacitações on-line, e poderá desenvolver e compartilhar pesquisas com outros colegas e instituições diferentes da sua, para haver troca de conhecimento e cooperação.”
Referência
Moran, José Manuel. Tendências da educação online no Brasil. Texto publicado em: Ricardo Jorge, Eleonora (org.). Educação Corporativa e Educação a Distância. Rio de Janeiro: Editora Qualitymark, 2005
B. C. Cortelazzo, Iolanda, PEDAGOGIA E AS NOVAS TECNOLOGIAS
http://tiscillacabral.blogspot.com
http://meuartigo.brasilescola.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário