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quarta-feira, 20 de abril de 2011

O PERFIL E O PREPARO DOS ALUNOS DE CURSOS À DISTÂNCIA

O PERFIL E O PREPARO DOS ALUNOS DE CURSOS À DISTÂNCIA

Curso: Especialização em Educação a Distância
Aluna: JUSSARA BEATRIZ DE SOUZA
Prof. Orientador: Profa. Helcimara Souza
Pólo: Belo Horizonte / MG.
RESUMO
O objetivo geral do presente estudo foi investigar o perfil e o preparo de alunos que
atualmente freqüentam cursos à distância para que seja possível obter um aprendizado eficaz.
A pesquisa foi realizada em duas instituições de ensino utilizando uma amostra de 50
estudantes. Após a realização da pesquisa considera-se a hipótese levantada no inicio do
trabalho comprovada, pois o pouco conhecimento sobre informática, baixa dedicação aos
estudos e ainda a falta de interesse em participar das atividades extras e o pouco contato com
os tutores sugere que o aluno atualmente não está preparado para aproveitar o potencial de
aprendizado oferecido por um curso à distância.
ABSTRACT
The general objective of the present study was to investigate the profile and the students'
preparation that now frequent courses at the distance so that it is possible to obtain an
effective learning. The research was accomplished in two teaching institutions using a sample
of 50 students. After the accomplishment of the research he/she is considered the lifted up
hypothesis in I begin him/it of the work proven because the little knowledge on computer
science, low dedication to the studies and still the lack of interest in participating in the extra
activities and the little contact with the tutors suggests that the student now is not prepared to
take advantage the learning potential offered by a course at the distance.
1. INTRODUÇÃO
O presente artigo teve como foco responder à seguinte problemática: qual o perfil e
tipo de conhecimentos dos alunos dos cursos à distância?
Desse modo, a pesquisa proposta se justifica, pois será uma oportunidade de verificar
se atualmente alunos dos cursos à distância estão de fato preparados para buscar o
conhecimento de forma independente e disciplinada, utilizando devidamente os recursos
tecnológicos propostos e transformando as aulas e módulos em conhecimento e aprendizado.
No que se refere ao perfil do aluno de EAD, Mendonça e Ferreira (2007) destacam que
há pesquisas que comprovam não haver uma faixa etária definida para os cursos a distância.
2
Assim, este estudo é também uma oportunidade de averiguar quem são atualmente os
alunos que freqüentam os cursos à distância, verificando sua faixa etária, renda, objetivos que
tem ao freqüentar o curso e outros aspectos que servirão para traçar um perfil mais detalhado.
Importa considerar que a investigação partiu da hipótese central de que o aluno que
atualmente freqüenta um curso à distância não está preparado para aproveitar eficazmente a
tecnologia e o tipo de conhecimento proposto.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
Segundo Almeida (2002) desde o século XIX, a educação a distância com o uso do
correio para transmitir informações e instruções aos alunos e receber destes as respostas às
lições propostas, funciona como alternativa empregada principalmente na educação não
formal.
Mas com o desenvolvimento da informática e da tecnologia a educação à distância
ganhou novas formas, sendo atualmente realizada através da internet, o maior meio de
comunicação e troca de informações do mundo.
A esse respeito consideram Prado e Valente (2002, p. 15) que
O advento das tecnologias de informação e comunicação – TIC trouxe novas
perspectivas para a educação a distância, devido às facilidades de
design

e produção
sofisticados, rápida emissão e distribuição de conteúdos, interação com informações,
recursos e pessoas. Assim, universidades, escolas, centros de ensino e organizações
empresariais oferecem cursos a distância através de recursos telemáticos, os quais
podem assumir distintas abordagens.
A educação a distância tem sido uma modalidade de ensino que cresce a cada dia e
encontra-se disseminada em todas as partes do mundo, devido à necessidade de atender a
crescente parcela da população que busca a formação inicial ou continuada a fim de adquirir
condições de competir no mercado de trabalho.
Hoje em dia os ambientes virtuais de colaboração e aprendizagem constituem uma
densa rede de inter-relações entre pessoas, práticas, valores, hábitos, crenças e tecnologias em
um contexto de aprendizagem, processo em desenvolvimento em conjunto com os pares;
desenvolver a interaprendizagem, a competência de resolver problemas em grupo e a
autonomia em relação à busca, ao fazer e aprender (ALMEIDA, 2002).
Pesquisas de Preti (2003) indicam que a educação a distância é, pois, uma modalidade
não-tradicional, típica da era industrial e tecnológica, cobrindo distintas formas de ensinoaprendizagem,
dispondo de métodos, técnicas e recursos, postos à disposição da sociedade. A
maioria de seus alunos apresenta características particulares, tais como: são adultos inseridos
no mercado de trabalho, residem em locais distantes dos núcleos de ensino, não conseguiram
aprovação em cursos regulares, são bastante heterogêneos e com pouco tempo para estudar no
3
ensino presencial. Esses estudantes buscam essa modalidade porque nela encontram
facilidade para planejar seus programas de estudo e avaliar o progresso realizado, e até
mesmo porque preferem estudar a sós do que em classes numerosas.
De maneira geral, a educação a distância, conta com a presença do professor para
elaborar os materiais instrucionais e planejar as estratégias de ensino e com um tutor
encarregado de ajudar o aluno em suas tarefas ou orientá-lo em suas dúvidas. Tudo isso
disponibilizado através de um ambiente virtual (internet).
A educação a distância em ambientes virtuais permite romper com as distâncias
espaço-temporais e viabiliza a interatividade, recursividade, múltiplas interferências,
conexões e trajetórias, não se restringindo à disseminação de informações e tarefas
inteiramente definidas
a priori
. Desta forma, a EaD é concebida como um sistema aberto,
“com mecanismos de participação e descentralização flexíveis, com regras de controle
discutidas pela comunidade e decisões tomadas por grupos interdisciplinares” (MORAES
2007, p. 68).
Contudo, apesar da comprovada eficácia dos cursos a distância para a obtenção do
conhecimento e capacitação de alunos, há pesquisas que indicam uma falta de preparo
daqueles que freqüentam os cursos a distância, tanto no que se refere à utilização correta da
tecnologia, como no que se refere na busca autônoma pelo conhecimento.
De acordo com Renner (1995, apud Ferreira e Mendonça, 2007) muitos estudantes a
distância tendem a realizar uma aprendizagem passiva “digerindo pacotes de informações e
regurgitando os conhecimentos assimilados no momento de avaliação”.
Prado e Valente (2002) entendem que os alunos que se prestam a encarar um estudo
“virtual” devem estar certos de que podem administrar bem o tempo que tem, além de ter um
perfil dinâmico, independente e disciplinado. Por mais que os cursos ofereçam suporte de
professores, é preciso ter em mente que esse tipo de método exige que o aluno seja um tanto
quanto autodidata.
Para Almeida (2002), participar de um ambiente virtual significa atuar nesse ambiente,
expressar pensamentos, tomar decisões, dialogar, trocar informações e experiências e produzir
conhecimento. Cada pessoa busca as informações que lhe são mais pertinentes, internaliza-as,
apropria-se delas e as transforma em uma nova representação, ao mesmo tempo que
transforma-se e volta a agir no grupo transformado e transformando o grupo.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
“Pesquisar significa, de forma bem simples, procurar respostas para indagações
propostas” (LAKATOS e MARONI, 2004, p. 3).
4
Esta pesquisa foi realizada em dois centros educacionais de Educação à Distância,
tendo como principal proposta identificar o perfil e o preparo dos alunos atualmente
matriculados para freqüentarem tais cursos e para de fato aproveitar eficazmente os
conhecimentos e recursos disponíveis.
Quanto ao tipo, esta foi uma pesquisa descritiva que segundo Gil (2002, p. 28):
Visa descrever as características de determinada população ou fenômeno ou o
estabelecimento de relações entre variáveis. Envolve o uso de técnicas padronizadas
de coleta de dados: questionário e observação sistemática. Assume, em geral, a
forma de Levantamento.
Este tipo de pesquisa se aplica à proposta porque a mesma descreveu as características
dos cursos à distância, identificou seus conceitos e formas atuais de aplicação e ainda
apresentou estudos e pesquisas sobre os alunos que atualmente freqüentam tais cursos.
Quanto ao nível de análise a pesquisa foi quantitativa. A pesquisa quantitativa,
segundo Lakatos e Marconi (2004, p. 61):
Considera que tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir em números
opiniões e informações para classificá-las e analisá-las. Requer o uso de recursos e
de técnicas estatísticas (percentagem, média, moda, mediana, desvio-padrão,
coeficiente de correlação, análise de regressão, etc.).
A análise quantitativa foi utilizada para a pesquisa junto aos alunos das duas
instituições pois a aplicação de questionários e o grande número de pesquisados exigiu uma
análise dessa natureza.
Os dados para esta pesquisa foram colhidos através de questionário, que segundo
Lakatos e Marconi (2004) é:
Série ordenada de perguntas que devem ser respondidas por escrito pelo informante.
O questionário deve ser objetivo, limitado em extensão e estar acompanhado de
instruções As instruções devem esclarecer o propósito de sua aplicação, ressaltar a
importância da colaboração do informante e facilitar o preenchimento (LAKATOS e
MARCONI, 2004, p. 42).
Foram tomados como sujeitos, 50 alunos de duas instituições de Ensino à Distância. A
pesquisa foi realizada no mês de agosto de 2010 e os instrumentos para a coleta de dados
serão apresentados no relatório final deste trabalho.
A análise foi feita para atender aos objetivos da pesquisa e para comparar e confrontar
dados e provas com o objetivo de confirmar ou rejeitar a(s) hipótese(s) ou os pressupostos da
pesquisa.
4. APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS
Os resultados apresentados abaixo foram obtidos através da aplicação de um
questionário com uma amostra de 50 alunos que atualmente freqüentam cursos à distância.
5
64%
36%
Feminino
Masculino
Gráfico 1: Sexo dos entrevistados
Fonte: Pesquisa realizada pela autora (2010)
A pesquisa realizada com os 50 alunos de cursos à distância identificou que 64% da
amostra é do sexo feminino e 36% do sexo masculino.
16%
46%
16%
20% 2% De 21 a 25 anos
de 26 a 30 anos
de 31 a 35 anos
Mais de 35 anos
Menos de 20 anos
Gráfico 2: Idade dos entrevistados
Fonte: Pesquisa realizada pela autora (2010)
Quanto à idade, observa-se que os alunos com faixas etárias entre 26 a 30 anos
perfazem a maioria da amostra (46%). Mas ainda deve-se considerar o percentual de alunos
de 20% com mais de 35 anos, 16% de alunos com idades que variam de 21 a 25 anos, 16%
com média de idade entre 31 a 35 anos. A menor proporção identificada é de alunos com
menos de 20 anos (2%).
42%
52%
6%
Solteiro
Casado
Desquitado
Gráfico 3: Estado civil
Fonte: Pesquisa realizada pela autora (2010)
Com relação ao estado civil, observa-se que a maioria dos alunos que participaram da
pesquisa são casados (52%) contra 42% de alunos solteiros e 6% desquitados.
6
42%
34%
24%
Até 2 SM
de 2 a 5 SM
Mais de 5 SM
Gráfico 4: Renda média mensal
Fonte: Pesquisa realizada pela autora (2010)
A renda média mensal de 42% dos alunos é de até 2 salários mínimos (R$ 1.020,00),
mas deve-se considerar o percentual de 34% de alunos pesquisados que mencionaram ter
renda mensal que varia de 2 a 5 salários mínimos e ainda 24% de alunos com rendas
superiores a 5 salários mínimos.
Aqui vale a pena mencionar que a pesquisa identificou profissões variadas entre os
alunos pesquisados e citando algumas temos, estagiários, auxiliares de escritório, atendentes
de telemarketing, autônomos e principalmente professores.
94%
6%
Sim
Não
Gráfico 5: Acesso à internet na residência
Fonte: Pesquisa realizada pela autora (2010)
Verifica-se que 94% dos alunos pesquisados atualmente possuem acesso à internet em
suas residências contra apenas 6% que mencionaram não ter internet em casa. O acesso fácil à
internet é um dos principais fatores para a promoção e desenvolvimento do Ensino à
Distância, já que as aulas são ministradas através do citado recurso.
22%
78%
Sim
Não
Gráfico 6: Acesso à internet no local de trabalho
Fonte: Pesquisa realizada pela autora (2010)
Já quando questionados sobre ter acesso à internet no local de trabalho, os resultados
apontam que 78% dos alunos não possuem acesso à internet onde trabalham contra apenas
22% que mencionaram ter acesso diário à internet nos locais onde trabalham. As questões
7
apresentadas abaixo são relacionadas ao conhecimento que os alunos possuem sobre
informática.
42%
58%
Sim
Não
Gráfico 7: Possui curso de informática
Fonte: Pesquisa realizada pela autora (2010)
Verifica-se através do GRAF. 7 acima que 58% dos alunos entrevistados não possuem
cursos de informática, contra 42% de alunos que mencionaram em pesquisa ter cursos formais
de informática.
22%
62%
16%
Avançado
Médio
Regular
Gráfico 8: Grau de conhecimento com relação a editores de texto
Fonte: Pesquisa realizada pela autora (2010)
Quanto questionados sobre o grau de conhecimentos que possuem sobre editores de
texto (Word, por exemplo) verifica-se que a maioria dos alunos (62%) mencionaram ter um
conhecimento médio e apenas 22% disseram que seu conhecimento em editores de texto é
avançado. Destaca-se ainda o percentual de 16% de alunos que disseram ter um conhecimento
regular em editores de textos.
16%
58% 26%
Avançado
Médio
Regular
Gráfico 9: Grau de conhecimento com relação a planilhas e bancos de dados
Fonte: Pesquisa realizada pela autora (2010)
O conhecimento dos alunos em relação à planilhas e banco de dados é considerado
baixo, pois a maioria dos entrevistados (58%) mencionou em pesquisa ter um conhecimento
regular sobre esse quesito e ainda 26% mencionaram ter apenas um conhecimento médio
8
sobre planilhas e bancos de dados. Apenas 16% dos alunos entrevistados mencionaram ter um
conhecimento avançado em planilhas e bancos de dados.
48%
38%
14%
Avançado
Médio
Regular
Gráfico 10: Grau de conhecimento com relação à navegação na internet
Fonte: Pesquisa realizada pela autora (2010)
Com relação ao conhecimento dos alunos sobre navegação na internet, verifica-se um
relativo conhecimento já que 48% dos alunos mencionaram que navegam perfeitamente na
internet e ainda 38% mencionaram que possuem um conhecimento médio. Apenas 14% dos
alunos mencionou em pesquisa ter um conhecimento regular sobre navegação na internet.
22% 60%
18%
de 1 a 3 horas por dia
de 3 a 6 horas por dia
Mais de 6 horas por dia
Gráfico 11: Tempo que utiliza a internet diariamente
Fonte: Pesquisa realizada pela autora (2010)
Verifica-se que a maioria dos alunos pesquisados (60%) fica em média de 1 a 3 horas
conectados na internet, contra 22% que mencionaram em pesquisa ficar conectados na
internet em média de 3 a 6 horas por dia. A menor parcela de alunos pesquisados (16%)
mencionou em pesquisa ficar conectados mais de 6 horas diárias na internet.
18%
52%
30%
Trabalho
Estudos
Diversão
Gráfico 12: Principal motivo para utilizar a internet
Fonte: Pesquisa realizada pela autora (2010)
Observa-se através do resultado apresentado acima que 52% dos alunos entrevistados
mencionaram que os estudos atualmente são os principais motivos que os levam a utilizar a
internet, contra 30% que disseram que utilizam a internet principalmente para se divertir.
9
Destaca-se que 18% apenas de alunos mencionou em pesquisa utilizar principalmente a
internet para trabalhar.
Os resultados apresentados abaixo estão relacionados ao ensino à distância de uma
maneira geral e a preparação dos alunos para o bom aproveitamento dos cursos.
34%
14%
52%
Capacitação no trabalho
Ampliar conhecimentos
Formação básica
Gráfico 13: Principal motivo da procura por um curso à distância
Fonte: Pesquisa realizada pela autora (2010)
Nota-se que a grande maioria dos alunos pesquisados procuraram um curso à distância
para a formação básica (destaca-se na pesquisa que a maioria dos alunos não possui curso
superior). Há ainda 34% de alunos que procuraram os cursos à distância para a capacitação no
trabalho e a menor parcela de alunos pesquisados (14%) procuraram os cursos para ampliarem
seus conhecimentos.
46%
36%
18% Falta de tempo para frequentar
escola regular
Preços mais baratos
Facilidade de acesso
Gráfico 14: Motivo que mais condiz com a realidade para procurar a EAD
Fonte: Pesquisa realizada pela autora (2010)
Nota-se que a falta de tempo para freqüentar um curso regular foi a opção de 46% dos
alunos para optar pela EAD e há ainda 36% de alunos que mencionaram ter escolhido a
modalidade de ensino à distância pelos preços mais baratos. Há ainda 18% que disseram ter
escolhido a EAD pela facilidade de acesso proporcionada pela internet.
56%
44%
SIM
NÃO
Gráfico 15: Acesso diário ao portal de educação
Fonte: Pesquisa realizada pela autora (2010)
10
O GRAF. 15 acima demonstra que uma parcela significativa de alunos (44%) não
acessa o portal de educação da instituição onde está realizando o curso à distância
regularmente. Embora a maioria (56%) de alunos tenha mencionado acessar diariamente o
portal da instituição, o acesso diário por parte dos alunos ao portal e aos conteúdos do curso é
de grande relevância para o bom aproveitamento.
22%
38%
40% Não estudo todos os dias
Menos de 1 hora
De 1 a 2 horas
Gráfico 16: Tempo que se dedica aos estudos
Fonte: Pesquisa realizada pela autora (2010)
Quando questionados sobre o tempo que se dedicam diariamente para os estudos,
verifica-se que 40% dos alunos entrevistados mencionaram que estudam em média de 1 a 2
horas por dia. Mas, embora a maioria dos alunos dedique um tempo razoável para os estudos
diários é grande a parcela de alunos que menciona não estudar todos os dias (22%) e ainda há
38% de alunos que mencionaram em pesquisa estudar menos de 1 hora por dia.
78%
22%
SIM
NÃO
Gráfico 17: participa dos fóruns e atividades extras
Fonte: Pesquisa realizada pela autora (2010)
A pesquisa realizada em duas instituições que promovem cursos à distância com 50
alunos identificou que há uma significativa participação dos mesmos nos fóruns e atividades
extras promovidas pelas instituições (76%) contra 22% de alunos que não participam
ativamente de todos os fóruns e atividades extras.
46%
54%
SIM
NÃO
Gráfico 18: realização das atividades das disciplinas no tempo correto
Fonte: Pesquisa realizada pela autora (2010)
11
Já com relação à realizar as atividades das disciplinas nos tempos estipulados pelas
instituições, nota-se que não há um compromisso ativo dos alunos, visto que 56%
mencionaram que não realizam tais atividades nos tempos corretos, contra 46% de alunos que
procuram realizar as atividades no tempo estipulado pelas instituições de ensino onde
atualmente realizam seus cursos.
66%
34%
SIM
NÃO
Gráfico 19: dificuldade para inserir as atividades no portal
Fonte: Pesquisa realizada pela autora (2010)
A pesquisa realizada identificou que não há dificuldade por parte dos alunos em inserir
as atividades programadas no portal, já que 66% dos entrevistados mencionou em pesquisa
não ter qualquer tipo de dificuldade com relação à esse quesito. Mas embora em minoria
destaca-se que 34% dos alunos mencionaram ter dificuldades no momento de inserir as
atividades programadas no portal da instituição.
44%
14%
42% SIM
NÃO
Só quando necessário
Gráfico 20: Realiza contatos freqüentes com os tutores
Fonte: Pesquisa realizada pela autora (2010)
Quando questionados sobre realizar contatos freqüentes com os tutores das disciplinas,
44% dos alunos entrevistados mencionaram estar em contato frequentemente com seus tutores
e há ainda 42% de alunos que realizam tal tipo de contato apenas quando é necessário. Apenas
14% dos alunos destacou que não realizam frequentemente contatos com os tutores das
disciplinas realizadas.
22%
78%
SIM
NÃO
Gráfico 21: Utiliza outros materiais de pesquisa além do disponibilizado pela instituição
Fonte: Pesquisa realizada pela autora (2010)
12
Finalmente aos serem questionados sobre utilizarem outros materiais para pesquisa ou
para a realização de suas atividades além do material disponibilizado pela instituição, nota-se
que a grande maioria dos alunos pesquisados (78%) mencionou não ter interesse em buscar
outros materiais contra apenas 22% de alunos que mencionaram que buscam novos materiais
para complementar seus estudos e atividades.
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Após a realização da presente pesquisa pode-se constatar que de fato, com relação ao
sexo e a idade, não há um perfil definido para os alunos que freqüentam ensinos à distância, o
que vai de encontro com as pesquisas realizadas por Mendonça e Ferreira (2007) quando
destacam que há pesquisas que comprovam não haver uma faixa etária definida para os cursos
a distância.
Verificou-se que os alunos possuem acesso fácil à internet, visto que 94% dos
entrevistados mencionaram ter o recurso em suas próprias residências. Destaca-se aqui que o
acesso à internet é uma premissa básica para a realização de cursos à distância, pois a
modalidade utiliza tecnologias de comunicação virtual necessitando que o aluno acesse com
freqüência seus portais disponibilizados na rede mundial de comunicação.
Mas, a pesquisa identificou que embora exista facilidade de acesso à internet, os
alunos dedicam-se pouco aos estudos, pois embora 52% da amostra tenha mencionado que
utilizam principalmente a internet para estudar, há um significativo percentual de 30% de
indivíduos que utilizam principalmente a internet por diversão. Destaca-se ainda o percentual
de 22% de alunos que não estudam todos os dias e ainda 38% que dedicam-se aos estudos
menos de 1 hora por dia.
Os resultados condizem com as pesquisas realizadas por Preti (2003), Moraes (2007) e
Mendonça e Ferreira (2007) quando mencionam que o aluno freqüentador da EAD tende a ter
uma aprendizagem passiva, não se interessando em realizar outras atividades além das
obrigatórias e não se dedicando aos estudos o tempo mínimo de 3 horas diárias.
Com relação ao principal motivo de escolha por um curso a distância, a pesquisa
identificou que a maioria busca a capacitação profissional, o que condiz com a pesquisa
realizada por Preti (2003), mas há também uma grande parcela que busca a EAD para a
formação básica. O resultado indica que atualmente a busca por conhecimento e capacitação é
uma tendência crescente e o ensino à distância tem contribuído de forma significativa para
auxiliar indivíduos que necessitam de formação e capacitação.
Cabe aqui mencionar a baixa participação dos alunos nos fóruns e atividades extras
promovidas pelas instituições e ainda o pouco contato com os tutores das disciplinas. Tal
13
questão deve-ser modificada, pois a participação dos alunos nas atividades extras e o contato
com os tutores são fundamentais para o aproveitamento de seus estudos. Finaliza-se este
trabalho destacando que embora existam muitos trabalhos sobre o ensino à distância no Brasil,
há poucos estudos que comprovam o perfil do aluno e sua falta de preparo.
Considera-se a hipótese levantada no inicio do trabalho comprovada, pois o pouco
conhecimento sobre informática, baixa dedicação aos estudos e ainda a falta de interesse em
participar das atividades extras e o pouco contato com os tutores sugere que o aluno
atualmente não está preparado para aproveitar o potencial de aprendizado oferecido por um
curso à distância.
REFERÊNCIAS
ALMEIDA, M. E. B.
Tecnologia de informação e comunicação na escola:
novos
horizontes na produção escrita. PUC/SP. Mimeo, 2002.
FERREIRA, Zuleika Nunes; MENDONÇA, Gilda A. A.

O perfil do aluno de educação à
distância no ambiente do TELEDUC. 2007.

Disponível em:
07/Cognitivas/trabalho_101_gilda_anais.pdf>. Acesso em 01 de setembro de 2010.
GIL, Antônio Carlos.
Como Elaborar Projetos de Pesquisa
. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A.
Metodologia científica.
4. ed. São Paulo: Atlas, 2004.
MORAES, M. C.
O Paradigma Educacional Emergente
. Campinas, Papirus,. 2007.
PRADO, M. E. B. B; VALENTE, J. A. A Educação a Distância possibilitando a formação do
professor com base no ciclo da prática pedagógica. In: Moraes, M. C.

Educação a distância:
fundamentos e práticas

. OEA/MEC, Unicamp, NIED, 2002.
PRETI, O
. Educação à distância:
uma prática educativa mediadora e mediatizada. (2003).
Disponível em: www.diaadia.pr.gov.br/
ead

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