Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
Uma pessoa simples , de hábitos simples, idealista, racional , convicta em um DEUS que tudo pode.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Educação a distância é opção para milhões

Educação a distância é opção para milhões
O Estado de São Paulo
6/8/2006

Educação a distância é opção para milhões

Um teste para você, leitor. Há quantos anos existe educação à distância (EAD) no mundo? Há 20 anos, 50, 100 ou 150? Se você optou por 150, acertou em cheio. “Esse processo de aprendizagem remota começou praticamente no século 19 na Europa, com os primeiros cursos por correspondência, que ensinavam novas práticas agrícolas e métodos de trabalho no comércio” – ensina o professor Fredric Michael Litto, da Universidade de São Paulo (USP) e presidente da Associação Brasileira de Educação à Distância (ABED). Para alguns educadores cristãos, a EAD já existia nos tempos bíblicos, por exemplo, com as epístolas de São Paulo.

Seu grande impulso no mundo só veio com a evolução dos meios de comunicação, com o cinema, o rádio, a televisão e o videocassete, que foram sendo progressivamente incorporados à prática da educação à distância. Na atualidade, a grande explosão da EAD se deve, principalmente, ao impacto das tecnologias da comunicação e da informação (TCIs) e ao tipo de sociedade em que vivemos.

Essas novas tecnologias permitem reunir numa única mídia todas as anteriores, com imagens estáticas e animadas, sons e texto e, ainda mais, a interatividade. O segundo fator de desenvolvimento da EAD decorre das características da chamada sociedade do conhecimento, em que milhões de pessoas economicamente ativas são pressionadas a buscar reciclagem e atualização constante de seus conhecimentos, para não serem postas à margem do mercado de trabalho e da evolução profissional.

Aa internet adquiriu nos últimos 10 anos papel extraordinário, ao permitir que milhões de brasileiros possam aprender em qualquer lugar, seja em casa, no escritório, na fábrica, num telecentro ou nos momentos de lazer. Para o professor Litto, as novas tecnologias de informação proporcionam três vantagens fundamentais: 1) interatividade; 2) personalização da informação (tudo sob medida); e 3) assincronia (time-shifting), permitindo ao aluno participar de um curso a qualquer hora, segundo sua conveniência.

Curiosamente, pesquisas canadenses mostram que o aprendizado via internet chega a ser mais eficiente do que cursos presenciais, os face-to-face ou F2F. Por quê? O que faz a diferença é a interatividade entre os alunos. Na verdade, nas aulas presenciais, o professor domina tudo, e a interatividade acaba sendo baixa. Já os cursos on line permitem maior interação ou bidirecionalidade.




TRÊS MILHÕES

Quantas pessoas se beneficiam da EAD hoje no Brasil? Segundo o professor Fredric Litto, são mais de 3 milhões. Desse total, 1,5 milhão estão nas empresas, nas chamadas “universidades corporativas”; 500 mil do Telecurso 2000; 200 mil em cursos superiores, incluindo tanto aqueles aprovados pelo Ministério da Educação, quanto os cursos livres; 300 mil no Sistema-S (Senai, Senac, Sesi e Sebrae), 100 mil em cursos por correspondência, além de outros, com número menor de aprendizes.

A educação à distância não atende a todas as pessoas e aspirações. “Aprender à distância não é para todo mundo” – enfatiza o professor Litto. “Alunos mais exigentes, que precisam de muita atenção ou cuidado de um professor, não se adaptam nem conseguem os melhores resultados. EAD é para o aluno altamente motivado, disciplinado e organizado na realização dos deveres, com muita autonomia e que já tenha aprendido a aprender”.

O Brasil finalmente tem sua primeira Universidade Aberta (UAB), após dezenas de tentativas nos últimos 30 anos, sendo a primeira delas de iniciativa de Darcy Ribeiro. O Ministério da Educação reconhece a entidade, como instituição pública de ensino superior, aberta a qualquer pessoa com idade acima de 18 anos, que pode ingressar sem exame vestibular, mas que terá ser aprovada em todas as disciplinas de seu currículo.

No mundo, existem universidades abertas em mais de 60 países. Uma das pioneiras foi a universidade aberta do Reino Unido, a Open University, criada há mais de 30 anos, e que tem atualmente 200 mil alunos. Na Índia, está a maior universidade aberta do planeta, a Universidade à Distância Indira Gandhi, com 1,5 milhão de alunos.


 

sábado, 2 de julho de 2011



Você considera que a Educação a Distância pode ajudar a resolver os graves problemas educacionais do Brasil?

UAB/UnB/Faculdade de Educação curso de pedagogia;

MARIA APARECIDA DOS SANTOS/PED/UAB 3






 '”Educar, no melhor sentido da palavra, significa propiciar as condições necessárias ao pleno desenvolvimento do indivíduo, possibilitando assim a afirmação da personalidade assentada no cultivo consciente do corpo e do espírito.”
A modalidade de ensino a distância veio com a responsabilidade da resolução dos problemas referentes ao analfabetismo na população adulta, a evasão, a repetência e os problemas organizacionais e a baixa qualificação profissional que impede que a sociedade se estabeleça no mercado de trabalho, conseguindo assim a sua independência e seu empoderamento social.
Castro Neves (1996) afirma que a educação a distância é "uma alternativa preciosa para um país como o Brasil, onde a gigantesca extensão territorial e a falta de eqüidade na distribuição de oportunidades educacionais são fatos inquestionáveis".
  “Está provado que a falta da educação ou as diferenças gigantescas na qualidade da mesma não só mantém as condições que fazem com que a desigualdade social subsista, mas também reproduzem e criam diferenças que, com o tempo, perpetuam a pobreza e a exclusão. “E são a pobreza — não os pobres e a exclusão — não os excluídos — os maiores obstáculos contra o desenvolvimento”. (Mayor,1998)
A educação a distância deu ao menos favorecidos uma chance de competir no mercado de trabalho de forma igualitária, bem como ampliou as suas perspectivas em relação a um futuro melhor.
Outro ponto motivador da implantação desta metodologia foi a possibilidade de “capacitação dos professores da educação básica pública que mesmo estando na ativa ainda não tinham formação superior, além de dar formação continuada àqueles já graduados. Outro objetivo do programa é reduzir as desigualdades na oferta de ensino superior e desenvolver um amplo sistema nacional de educação superior a distância”.
Leobons (1989, p.15-16) destaca alguns aspectos vantajosos da Educação a Distância em relação à Educação presencial, como a possibilidade de alcance de um grande número de pessoas e grupos; a adaptação ao ritmo de aprendizagem de cada aluno; o desenvolvimento da capacidade de autodidatismo e autonomia; necessidade de poucos especialistas para elaboração dos conteúdos e materiais; possibilidade do uso de alguns recursos que não são muito utilizados, como o rádio e a televisão.
Observamos que a educação a distância assim como outras metodologias de ensino vem elevando a qualidade do quadro educacional do país, pois juntamente com o fenômeno da globalização, ela colabora para elevar o Brasil há um nível mais elevado de desenvolvimento social, a um futuro promissor, ”pois o futuro não é algo predeterminado ou imposto, muito pelo contrário, ele depende de nossas ações e atuações no presente. Depende de nossa consciência coletiva e individual, da forma como planejamos, da maneira como focalizamos as nossas necessidades futuras, dos caminhos que escolhemos e compartilhamos no presente. Assim, as sociedades que não souberem compreender as mudanças e que não proporcionarem a todos os seus membros a oportunidade de uma educação relevante ficarão à margem dos acontecimentos históricos”. Cândida de Moraes (2003, p. 133).
Acredito que a educação a distância juntamente com outras metodologias de ensino, pode ajudar a resolver os graves problemas educacionais do Brasil, à medida que torna o estudo acessível à toda sociedade, pois a educação através desta metodologia ,pode chegar aos lugares mais longínquos através dos meios de comunicação, facilitando a vida do homem na sociedade contemporânea,pois vivemos em uma época em que o "tempo vale ouro" , e a oportunidade de poder estudar em nossa própria casa ou nos intervalos do trabalho ,facilitou a vida de muitos ,que há tempos estavam parados , estagnados em sua profissão por falta de uma possibilidade de crescimento.



 Referências Bibliográficas
*.CASTRO NEVES, C. M. "O desafio contemporâneo da educação à distância"
*. Em Aberto, Brasília, v. 16, n. 70, p. 34-41, abr.-jun. 1996.
*DIAZ BORDENAVE, J. E. "Pode a educação à distância ajudar a resolver os problemas educacionais do Brasil?" Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, n. 80-81, p. 31-36, jan.-abr. 1988.NI. Educação à distância: elitização ou alternativa de democratizar o ensino? http://campus.usal.es/~teoriaeducac
*LAMPERT, ERNANI. Educação à distância: elitização ou alternativa de democratizar o ensino? http://campus.usal.es/~teoriaeducac


quarta-feira, 15 de junho de 2011

E-learning-educação on line!

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O termo e-Learning corresponde a um modelo de ensino não presencial suportado por tecnologia. Actualmente, o modelo de ensino/aprendizagem assenta no ambiente online, aproveitando as capacidades da Internet para comunicação e distribuição de conteúdos. Desta forma, o e-learning aumentou as possibilidades de difusão do conhecimento e da informação para os alunos e tornou-se uma forma de democratizar o saber para as camadas da população com acesso às novas tecnologias, permitindo que o conhecimento esteja disponível a qualquer hora e em qualquer lugar.
Outra definição simples para e-learning será "o processo pelo qual o aluno aprende através de conteúdos colocados no computador e/ou Internet e em que o professor, se existir, está à distância, utilizando a Internet como meio de comunicação (síncrono ou assíncrono) podendo existir sessões presenciais intermédias." O sistema que inclui aulas presenciais no sistema de e-learning recebe o nome de blended learning.
O blended learning, ou B-learning, é um derivado do E-learning, e refere-se a um sistema de formação onde a maior parte dos conteúdos é transmitido em curso à distância, normalmente pela internet, entretando inclui necessariamente situações presenciais, daí a origem da designação blended, algo misto, combinado. Pode ser estruturado com actividades síncronas, ou assíncronas, da mesma forma que o e-learning, ou seja, em situações onde professor e alunos trabalham juntos num horário pré-definido, ou não, com cada um a cumprir suas tarefas em horários flexíveis. Entretanto o blended learning em geral não é totalmente assíncrono, porque exigiria uma disponibilidade individualizada para encontros presenciais, o que dificulta o atendimento.
A fim de apoiar o processo, foram desenvolvidos Sistemas de Gestão de Aprendizagem(Learning Management System ou LMS, no original). São aplicações projectadas para funcionarem como salas de aula virtuais, gerando várias possibilidades de interacção entre os seus participantes. Em particular, os processos de interacção em tempo real passaram a ser uma realidade, permitindo que o aluno tenha contacto imediato com o professor e com outros alunos.
A interactividade disponibilizada pelas redes da Internet, intranet, segundo a corrente sócio-interacionista, passa a ser encarada como um meio de comunicação entre alunos, tutores, e o meio. Partindo dessa premissa, é capaz de proporcionar interacção nos seguintes níveis:
  • Aluno/Tutor;
  • Aluno/Conteúdo;
  • Aluno/Aluno;
  • Aluno/Ambiente.

Índice

E-Learning síncrono X assíncrono

Existem dois meios distintos de ensinar através do e-Learning: Síncrono e Assíncrono. Síncrono é quando professor e aluno estão em aula ao mesmo tempo. Exemplos de recursos síncronos: Telefone, Chat, Vídeo-conferência, Web conferência. Através da Web conferência o professor ministrará a aula e os alunos, via WEB, irão ouvir sua palestra e ver suas transparências. Podendo realizar perguntas e discussões. Este modelo é o que mais se assemelha ao ensino presencial. Principalmente na estrutura de custos, desenvolvimento e actualização de conteúdo. Com a grande ampliação dos recursos de comunicação por voz (VOIP) na WEB, exemplo o sistema Skype, e os mensageiros como um todo. Este meios tem ganho muita importância.
Já no e-Learning Assíncrono, professor e alunos não estão em aula ao mesmo tempo. Exemplos de recursos assíncronos: e-mail e fórum. No e-Learning corporativo, muitos projectos não tem professor, são o auto-treinamento na sua essência. O aluno inscreve-se quando quiser, participa quando quiser e termina quando quiser. O que representa um curso com pouco custo variável, ou seja, custo baixa para grande número de alunos. No e-learing assíncrono com professor, este irá responder dúvidas, participar de discussões em momentos diferentes do tempo. Exemplo: o aluno publica uma pergunta as 9h00 e o professor responde as 17h00. A grande diferença no assíncrono é que o tempo é “elástico” – o oposto de rígido, no síncrono – e cada aluno pode fazer o curso em seu tempo, hora, velocidade. Pode pensar, estudar e pesquisar antes de escrever sua actividade. Cada aluno poderá ter seu tempo de aprendizagem.
Antes do advento da informática, o EaD era possível somente de duas formas: "um para muitos" (tv,rádio) e "um para um" (ensino por correspondência). Após a chegada da internet mais uma possibilidade foi acrescentada, "muitos para um", por esse motivo fica difícil falarmos em ensino à distância, sem a internet.

 Contato humano

Muitas criticas têm sido feitas ao e-learning quanto à ausência do contato humano direto e as deficiências geradas por tal fato. Defensores do e-learning argumentam, entanto, que a aprendizagem baseada em tecnologia compensa a falta do contato humano direto com a criação de comunidades virtuais que interagem através de chats, fóruns, e-mails, etc., enriquecendo o processo relacional de pessoas com o mesmo interesse, mas com diferentes visões e localizadas em distintas regiões ou países.

Vantagens do e-learning

  • Centralidade no aluno.
  • Convergente com as necessidades dos alunos.
  • Rápida actualização dos conteúdos.
  • Personalização dos conteúdos transmitidos.
  • Facilidade de acesso e flexibilidade de horários.
  • O ritmo de aprendizagem pode ser definido pelo próprio utilizador/formando.
  • Disponibilidade permanente dos conteúdos da formação.
  • Custos menores quando comparados à formação convencional.
  • Redução do tempo necessário para o formando.
  • Possibilidade de formação de um grande número de pessoas ao mesmo tempo.
  • Diversificação da oferta de cursos.
  • Facilidade de cobertura de públicos geograficamente dispersos.
  • Registro e possibilidade de acompanhamento detalhado da participação dos alunos.
  • Redução de custos logísticos e administrativos (deslocamentos, alimentação, …).
  • Desenvolvimento de capacidades de auto-estudo e auto-aprendizagem.

 Desvantagens do e-learning

  • Problemas técnicos.
  • Dificuldades de adaptação a ferramenta e ao ambiente digital.
  • A tecnofobia ainda está presente em significativa parcela da população.
  • Necessidade de maior esforço para motivação dos alunos.
  • Exigência de maior disciplina e auto-organização por parte do aluno.
  • A criação e a preparação do curso on-line é, geralmente, mais demorada do que a da formação.
  • Não gera a possibilidade da existência de cumplicidades e vínculos relacionais, que somente o processo de interacção presencial permite.
  • O custo de implementação da estrutura para o desenvolvimento programa de E-learning é alto.[carece de fontes?]
  • Dificuldades técnicas relativas à Internet e à velocidade de transmissão de imagens e vídeos.
  • Limitações no desenvolvimento da socialização do aluno.
  • Limitações em alcançar objectivos na área afectiva e de atitudes, pelo empobrecimento da troca directa de experiência entre professor e aluno.


Exemplos de E-learning

 
A Educação on line 
                                                  
MARIA APARECIDA DOS SANTOS/PED/UAB 3

UAB/UnB/Faculdade de Educação curso de pedagogia;




“O campo de atuação dos profissionais da educação é cada vez mais amplo e desafiador e esta em continuo processo de evolução”, pois o saber é construído em conjunto pelo educador e educando, a construção de uma sociedade igualitária é baseada no principio da igualdade social, igualdade esta alcançada pelas oportunidades de educação, pois a educação transforma o homem, pois segundo Foucault “quem detém o saber tem o poder”
O modelo de educação que conhecemos atualmente passou por várias transformações desde o século XVI até hoje, e nesse processo continuo de evolução da educação, a educação on line ocupa um lugar de destaque neste século XXI, sendo assim é necessário que os diferentes cursos à distância sejam elaborados por pessoas competentes e capacitadas para tal ação, com didáticas pré-estabelecidas, sendo estas diferenciadas e dinâmicas, favorecendo o aprendizado do aluno. Neste sentido, Brzezinski, (apud Libâneo, 1998:32) assim assinala:

Presente em novas realidades econômicas e sociais, especialmente os avanços tecnológicos na comunicação e informação, novos sistemas produtivos e novos paradigmas do conhecimento, impõem-se novas exigências sobre a qualidade da educação e, por conseqüência, sobre a formação dos educadores.

“Visto que a presença das tecnologias nos mais diversos setores da sociedade contemporânea, é irreversível, orientar os professores para uso das novas tecnologias de informação e de comunicação como tecnologias interativas em projetos pedagógicos tanto no seu desenvolvimento contínuo quanto na sua prática pedagógica se faz urgente. A urgência se deve não apenas no sentido de preparar os indivíduos para usá-las, mas principalmente, para prepará-los como leitores críticos e escritores conscientes das mídias que servem de suporte a essas tecnologias”.
A educação online é um modelo de ensino/aprendizagem que facilita o desenvolvimento do Brasil e de toda a sociedade, à medida que promove uma educação de qualidade, promovendo a inclusão de jovens e adultos que antes não tinham a oportunidade de estudar seja por vários fatores, apesar de ser uma modalidade de ensino importante para o desenvolvimento da sociedade em um todo “Esses cursos precisam de um aluno maduro, auto-suficiente e automotivado”. “Normalmente dão mais certo com profissionais que já estão atuando no mercado e que querem evoluir na carreira ou que são pressionados pela empresa para atualização constante”
As novas tecnologias têm grande contribuição no desenvolvimento do Brasil, tanto no âmbito educacional quanto no político, econômico, pessoal, etc.”Estamos entrando em uma fase de grande desenvolvimento da educação pela internet, tanto nas corporações como nas universidades e faculdades, os cursos serão mais variados pedagogicamente e com mais recursos tecnológicos.
A Televisão é um aparelho tecnológico importante nesta metodologia de ensino, e poderia trazer grandes benefícios a toda sociedade se fosse usada de forma a popularizar a educação. Pois sendo um aparelho tecnológico de massa e fácil de manusear tem um preço acessível a toda sociedade.

Moran (2005) defende a idéia de trabalho educacional interativo, ou seja, presencial e virtual, e que garanta uma aprendizagem de qualidade e significativa, onde haja uma integração do humano e do tecnológico; do racional, sensorial, emocional e do ético, onde será possível a interação da escola, do trabalho e da vida. A facilidade de uso da internet e a sua capacidade para comunicação e distribuição de conteúdos promovem a facilidade deste sistema de educação. Desta forma, o e-learning aumentou as possibilidades de difusão do conhecimento e da informação para os alunos e tornou-se uma forma de democratizar o saber para as camadas da população com acesso às novas tecnologias, permitindo que o conhecimento esteja disponível a qualquer hora e em qualquer lugar. Pois a educação através desta tecnologia pode chegar aos lugares mais longínquos através dos meios de comunicação, facilitando a vida do homem na sociedade contemporânea.
Existem dois meios distintos de ensinar através do e-Learning: Síncrono e Assíncrono. Síncrono é quando professor e aluno estão em aula ao mesmo tempo. Exemplos de recursos síncronos: Telefone, Chat, Vídeo-conferência, Web conferência. Dentre outros, já no e-Learning Assíncrono, professor e alunos não estão em aula ao mesmo tempo. Exemplos de recursos assíncronos: e-mail e fórum. No e-Learning corporativo, muitos projetos não tem professor, são o auto-treinamento na sua essência. O aluno inscreve-se quando quiser, participa quando quiser e termina quando quiser. A grande diferença no assíncrono é que o tempo é “elástico” – o oposto de rígido, no síncrono – e cada aluno pode fazer o curso em seu tempo, hora, velocidade. Pode pensar estudar e pesquisar antes de escrever sua atividade. Cada aluno poderá ter seu tempo de aprendizagem.
Os fóruns de discussão são uma possibilidade de interação pedagógica no ambiente de aprendizagem virtual à medida que promove o enriquecimento do conhecimento dos assuntos propostos. Através dos fóruns aprendemos a ver com um novo olhar as temáticas apresentadas, através da visão do outro mudamos nosso ponto de vista e aumentamos nossos conhecimentos em uma aprendizagem mais tranquila e interativa, passamos de “aluno individual para incorporar o conceito de aprendizagem colaborativa, de que aprendemos também juntos, de que participamos de e contribuímos para uma inteligência cada vez mais coletiva.”
“O professor do futuro nesse contexto, será uma profissional que terá multitarefa, poderá orientar muitos grupos de alunos e até alguns individualmente, em instituições variadas e em lugares diferentes, tudo isso ao mesmo tempo. Seu trabalho não será de exclusividade a uma instituição. Assim, também dará consultoria a empresas, realizará treinamentos e capacitações on-line, e poderá desenvolver e compartilhar pesquisas com outros colegas e instituições diferentes da sua, para haver troca de conhecimento e cooperação.”

Referência

 Moran, José Manuel. Tendências da educação online no Brasil. Texto publicado     em: Ricardo Jorge, Eleonora (org.). Educação Corporativa e Educação a Distância.  Rio de Janeiro: Editora Qualitymark, 2005
 
B. C. Cortelazzo, Iolanda, PEDAGOGIA E AS NOVAS TECNOLOGIAS


http://tiscillacabral.blogspot.com

 http://meuartigo.brasilescola.com