Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
Uma pessoa simples , de hábitos simples, idealista, racional , convicta em um DEUS que tudo pode.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Educação a distância é opção para milhões

Educação a distância é opção para milhões
O Estado de São Paulo
6/8/2006

Educação a distância é opção para milhões

Um teste para você, leitor. Há quantos anos existe educação à distância (EAD) no mundo? Há 20 anos, 50, 100 ou 150? Se você optou por 150, acertou em cheio. “Esse processo de aprendizagem remota começou praticamente no século 19 na Europa, com os primeiros cursos por correspondência, que ensinavam novas práticas agrícolas e métodos de trabalho no comércio” – ensina o professor Fredric Michael Litto, da Universidade de São Paulo (USP) e presidente da Associação Brasileira de Educação à Distância (ABED). Para alguns educadores cristãos, a EAD já existia nos tempos bíblicos, por exemplo, com as epístolas de São Paulo.

Seu grande impulso no mundo só veio com a evolução dos meios de comunicação, com o cinema, o rádio, a televisão e o videocassete, que foram sendo progressivamente incorporados à prática da educação à distância. Na atualidade, a grande explosão da EAD se deve, principalmente, ao impacto das tecnologias da comunicação e da informação (TCIs) e ao tipo de sociedade em que vivemos.

Essas novas tecnologias permitem reunir numa única mídia todas as anteriores, com imagens estáticas e animadas, sons e texto e, ainda mais, a interatividade. O segundo fator de desenvolvimento da EAD decorre das características da chamada sociedade do conhecimento, em que milhões de pessoas economicamente ativas são pressionadas a buscar reciclagem e atualização constante de seus conhecimentos, para não serem postas à margem do mercado de trabalho e da evolução profissional.

Aa internet adquiriu nos últimos 10 anos papel extraordinário, ao permitir que milhões de brasileiros possam aprender em qualquer lugar, seja em casa, no escritório, na fábrica, num telecentro ou nos momentos de lazer. Para o professor Litto, as novas tecnologias de informação proporcionam três vantagens fundamentais: 1) interatividade; 2) personalização da informação (tudo sob medida); e 3) assincronia (time-shifting), permitindo ao aluno participar de um curso a qualquer hora, segundo sua conveniência.

Curiosamente, pesquisas canadenses mostram que o aprendizado via internet chega a ser mais eficiente do que cursos presenciais, os face-to-face ou F2F. Por quê? O que faz a diferença é a interatividade entre os alunos. Na verdade, nas aulas presenciais, o professor domina tudo, e a interatividade acaba sendo baixa. Já os cursos on line permitem maior interação ou bidirecionalidade.




TRÊS MILHÕES

Quantas pessoas se beneficiam da EAD hoje no Brasil? Segundo o professor Fredric Litto, são mais de 3 milhões. Desse total, 1,5 milhão estão nas empresas, nas chamadas “universidades corporativas”; 500 mil do Telecurso 2000; 200 mil em cursos superiores, incluindo tanto aqueles aprovados pelo Ministério da Educação, quanto os cursos livres; 300 mil no Sistema-S (Senai, Senac, Sesi e Sebrae), 100 mil em cursos por correspondência, além de outros, com número menor de aprendizes.

A educação à distância não atende a todas as pessoas e aspirações. “Aprender à distância não é para todo mundo” – enfatiza o professor Litto. “Alunos mais exigentes, que precisam de muita atenção ou cuidado de um professor, não se adaptam nem conseguem os melhores resultados. EAD é para o aluno altamente motivado, disciplinado e organizado na realização dos deveres, com muita autonomia e que já tenha aprendido a aprender”.

O Brasil finalmente tem sua primeira Universidade Aberta (UAB), após dezenas de tentativas nos últimos 30 anos, sendo a primeira delas de iniciativa de Darcy Ribeiro. O Ministério da Educação reconhece a entidade, como instituição pública de ensino superior, aberta a qualquer pessoa com idade acima de 18 anos, que pode ingressar sem exame vestibular, mas que terá ser aprovada em todas as disciplinas de seu currículo.

No mundo, existem universidades abertas em mais de 60 países. Uma das pioneiras foi a universidade aberta do Reino Unido, a Open University, criada há mais de 30 anos, e que tem atualmente 200 mil alunos. Na Índia, está a maior universidade aberta do planeta, a Universidade à Distância Indira Gandhi, com 1,5 milhão de alunos.


 

sábado, 2 de julho de 2011



Você considera que a Educação a Distância pode ajudar a resolver os graves problemas educacionais do Brasil?

UAB/UnB/Faculdade de Educação curso de pedagogia;

MARIA APARECIDA DOS SANTOS/PED/UAB 3






 '”Educar, no melhor sentido da palavra, significa propiciar as condições necessárias ao pleno desenvolvimento do indivíduo, possibilitando assim a afirmação da personalidade assentada no cultivo consciente do corpo e do espírito.”
A modalidade de ensino a distância veio com a responsabilidade da resolução dos problemas referentes ao analfabetismo na população adulta, a evasão, a repetência e os problemas organizacionais e a baixa qualificação profissional que impede que a sociedade se estabeleça no mercado de trabalho, conseguindo assim a sua independência e seu empoderamento social.
Castro Neves (1996) afirma que a educação a distância é "uma alternativa preciosa para um país como o Brasil, onde a gigantesca extensão territorial e a falta de eqüidade na distribuição de oportunidades educacionais são fatos inquestionáveis".
  “Está provado que a falta da educação ou as diferenças gigantescas na qualidade da mesma não só mantém as condições que fazem com que a desigualdade social subsista, mas também reproduzem e criam diferenças que, com o tempo, perpetuam a pobreza e a exclusão. “E são a pobreza — não os pobres e a exclusão — não os excluídos — os maiores obstáculos contra o desenvolvimento”. (Mayor,1998)
A educação a distância deu ao menos favorecidos uma chance de competir no mercado de trabalho de forma igualitária, bem como ampliou as suas perspectivas em relação a um futuro melhor.
Outro ponto motivador da implantação desta metodologia foi a possibilidade de “capacitação dos professores da educação básica pública que mesmo estando na ativa ainda não tinham formação superior, além de dar formação continuada àqueles já graduados. Outro objetivo do programa é reduzir as desigualdades na oferta de ensino superior e desenvolver um amplo sistema nacional de educação superior a distância”.
Leobons (1989, p.15-16) destaca alguns aspectos vantajosos da Educação a Distância em relação à Educação presencial, como a possibilidade de alcance de um grande número de pessoas e grupos; a adaptação ao ritmo de aprendizagem de cada aluno; o desenvolvimento da capacidade de autodidatismo e autonomia; necessidade de poucos especialistas para elaboração dos conteúdos e materiais; possibilidade do uso de alguns recursos que não são muito utilizados, como o rádio e a televisão.
Observamos que a educação a distância assim como outras metodologias de ensino vem elevando a qualidade do quadro educacional do país, pois juntamente com o fenômeno da globalização, ela colabora para elevar o Brasil há um nível mais elevado de desenvolvimento social, a um futuro promissor, ”pois o futuro não é algo predeterminado ou imposto, muito pelo contrário, ele depende de nossas ações e atuações no presente. Depende de nossa consciência coletiva e individual, da forma como planejamos, da maneira como focalizamos as nossas necessidades futuras, dos caminhos que escolhemos e compartilhamos no presente. Assim, as sociedades que não souberem compreender as mudanças e que não proporcionarem a todos os seus membros a oportunidade de uma educação relevante ficarão à margem dos acontecimentos históricos”. Cândida de Moraes (2003, p. 133).
Acredito que a educação a distância juntamente com outras metodologias de ensino, pode ajudar a resolver os graves problemas educacionais do Brasil, à medida que torna o estudo acessível à toda sociedade, pois a educação através desta metodologia ,pode chegar aos lugares mais longínquos através dos meios de comunicação, facilitando a vida do homem na sociedade contemporânea,pois vivemos em uma época em que o "tempo vale ouro" , e a oportunidade de poder estudar em nossa própria casa ou nos intervalos do trabalho ,facilitou a vida de muitos ,que há tempos estavam parados , estagnados em sua profissão por falta de uma possibilidade de crescimento.



 Referências Bibliográficas
*.CASTRO NEVES, C. M. "O desafio contemporâneo da educação à distância"
*. Em Aberto, Brasília, v. 16, n. 70, p. 34-41, abr.-jun. 1996.
*DIAZ BORDENAVE, J. E. "Pode a educação à distância ajudar a resolver os problemas educacionais do Brasil?" Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, n. 80-81, p. 31-36, jan.-abr. 1988.NI. Educação à distância: elitização ou alternativa de democratizar o ensino? http://campus.usal.es/~teoriaeducac
*LAMPERT, ERNANI. Educação à distância: elitização ou alternativa de democratizar o ensino? http://campus.usal.es/~teoriaeducac